terça-feira, 20 de novembro de 2007

RELAÇÕES ENTRE HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL COM A FILOSOFIA DE PLATÃO


No começo do filme, temos o Professor Dumbledore e a Professora MCgonagal falando de uns tais de trochas. A concepção de trocha na Filosofia, seria todos nós humanos que vivemos nas sombras do mundo das idéias.
Harry Potter vive com seus tios e seu primo. Aparentemente ele é comum, mas fatos estranhos começam a ocorrer. Harry conseguiu falar com uma cobra no zoológico e, quando seu primo encostara-se ao vidro em que a mesma estava presa, o vidro sumiu como num passe de mágica. No mesmo instante o vidro voltou a aparecer, deixando o primo de Harry preso.
Harry começou a receber inúmeras cartas, mas seu tio não o deixava ler nenhuma delas. Em um domingo, centenas de cartas chegaram na casa em que Harry morava. Seu tio muito aborrecido resolveu que mudariam para um lugar longe, onde não poderiam ser encontrados.
Em seu novo lar, Harry passou a noite toda esperando dar meia-noite, pois seria seu aniversário. Daí ocorreu um outro fato: começaram a bater na porta, até ela cair. Era um homem chamado Hagrid, um gigante barbudo. O tio de Harry pegou sua arma e, quando iria atirar, Hagrid pegou na arma e a entortou sem nenhuma dificuldade. Simplesmente, como no filme Matrix, Hagrid não entortou a arma, assim como o garoto não entortou a colher. Eles apenas pensaram nos objetos como não existentes. Logo em seguida, Hagrid pegou seu guarda-chuva e acendeu a fogueira.
Hagrid revelou a Harry que ambos eram bruxos. Ele também falou que fatos como aqueles que ocorreram no zoológico, eram porque aquele não era seu mundo e Harry tinhas tais poderes. A partir daquele momento, Harry iria sair das sombras e chegar ao mundo das idéias.
Harry e Hagrid entraram em um tipo de estabelecimento, e em uma sala, Hagrid fez um tipo de combinação, onde se abriu uma porta. Naquele momento, Harry havia saído da caverna. Harry estranhou, pois aquele mundo era bem diferente do mundo que ele conhecia.
Quando Harry entrou em um certo estabelecimento para comprar sua varinha, um homem contou que a pena da calda da varinha de Harry, era igual à varinha de quem havia feito aquela cicatriz em forma de raio nele.
Harry curioso, perguntou para Hagrid o que havia acontecido com ele no momento que lhe foi causado aquela cicatriz. Hagrid contou que um bruxo chamado Voldemort havia matado os pais de Harry, e também lhe causado aquela cicatriz. Esse bruxo era tão temido para os outros que, ninguém falava seu nome. Concluímos então que, esse bruxo chamado Voldemort, era uma espécie de diabo para os demais.
Quando os novos alunos estavam esperando para serem selecionados para suas turmas, chegou enfim a vez de Harry. Ele pediu para o chapéu seletor não o colocar na turma Sonserina. O chapéu seletor o atendeu. Essa pode ser uma grande demonstração de liberdade de escolha.

Harry também conheceu o professor Dumbledore, que era uma espécie de Deus para a parte boa dos bruxos.

No jogo de Quadribol, que era um esporte praticado pelos bruxos, a vassoura de Harry parecia ter sido enfeitiçada. Seus amigos Rony e Hermione pensaram que o causador daquilo havia sido o Professor Snape, que era um bruxo muito sério e fechado. Hermione foi até onde o Professor Snape se encontrava e jogou um feitiço de fogo sobre a capa dele. TODOS os professores deixaram de olhar para o jogo e voltaram suas atenções para o fogo na capa de Snape. No final, Harry conseguiu alcançar seu objetivo no jogo, e o mais importante, não se machucou. Essa reflexão será muito importante para concluirmos nosso texto.
Em Hogwarts, havia um espelho. Quando Harry olhou para ele, viu-se junto de seus pais, que haviam morrido. O Professor Dumbledore lhe explicou que aquele espelho mostrava os desejos mais profundos do coração. Dumbledore lhe advertiu que, aquele espelho, não dava nem o conhecimento nem a verdade. Falou também que, muitos homens definharam frente ao espelho e que não valia a pena viver em um mundo de sonhos. Concluímos sobre o espelho que, aquela que vivesse contemplando-o, voltaria ao mundo das sombras.
Analisando alguns fatos, Harry e seus amigos souberam da pedra filosofal. A pedra filosofal era uma substância lendária com poderes fantásticos e poderia transformar qualquer metal em ouro puro, além de fabricar o elixir da vida. Quem bebesse do elixir, se tornaria imortal. Eles descobriram que a única pedra filosofal existente se encontrava em Hogwarts. Alguém estava tentando roubar a pedra, e as suspeitas de Harry e seus amigos, haviam caído sobre o Professor Snape.
Por andar de noite sobre o castelo, Harry, seus amigos e Draco Malfoy, um sujeito totalmente sem escrúpulos, foram punidos e enviados para a floresta proibida, um lugar ameaçador e assustador. Lá, uma criatura tentou atacar Harry, mas felizmente ele foi salvo por uma criatura boa que vivia na floresta. Essa criatura contou para Harry que, aquele ser que tentara atacar ele, era Lord Voldemort. Voldemort estava fraco, por isso estava bebendo o sangue dos unicórnios, para permanecer vivo. Voldemort estava buscando a pedra filosofal para poder voltar com força total.
Harry e seus amigos se dirigiram para a sala onde se encontrava o alçapão, pois tentariam impedir "Snape" de roubar a pedra.
Entrando no alçapão, encontraram o primeiro obstáculo: uma planta que agarrava as pessoas. Para fugirem desse obstáculo, eles precisariam relaxar. O segundo obstáculo era, pegar a chave de uma porta montado numa vassoura. O problema é que havia lá centenas de chaves, mas felizmente Harry conseguiu pegar a chave certa. O terceiro obstáculo se passou em um tabuleiro de xadrez. Essa era a especialidade de Rony. Esse era um obstáculo muito difícil, pois exigia muita concentração e esforço. Através do sacrifício de Rony (pois ele se machucou), eles conseguiram passar por aquele obstáculo.
Seguindo em frente, Harry entrou numa porta onde se encontrava o professor Quirell. Naquele momento, Harry descobriu que o Professor Snape não queria roubar a pedra filosofal e muito menos tentar matá-lo. Naquele dia no jogo de Quadribol, quem tentara matar Harry foi o Professor Quirell, não o professor Snape, e ele só não conseguiu porque a capa do Professor Snape havia pegado fogo, interrompendo seu contato visual. Essa questão implica com o problema da virtude, pois que virtude poderia ter alguém que traísse quem o depositou tamanha confiança, assim como o Professor Quirell traiu o Professor Dumbledore?
O Professor Quirell, em frente àquele mesmo espelho que Harry observara, se via segurando a pedra filosofal. Quirell ordenou que Harry ficasse em frente ao espelho e lhe contasse tudo o que ele via. Harry se viu com a pedra filosofal no bolso, mas mentiu, pois percebeu que a pedra de fato estava em seu bolso. Uma voz disse que Harry estava mentindo, e pediu para o Professor Quirell deixar que ele mesmo falaria com Harry. O Professor Quirell tirou seu turbante e, através do espelho. Harry viu um rosto na cabeça de Quirell. Esse rosto, era de Voldemort. Voldemort falou que a única coisa que ele precisava e que daria um corpo próprio para ele, se encontrava no bolso de Harry. Voldemort falou para Harry se unir a ele, e disse que com isso, Harry poderia ter seus pais novamente. Ele também falou que não existe nem o bem e nem o mal, apenas o poder.
Harry não lhe entregou a pedra e Voldemort ordenou que Quirell o matasse. Quirell começou a enforcar Harry, e quando Harry encostou sas mãos em Quirell, o professor começou a virar pó. No momento em que havia apenas cinzas do professor, Harry viu a alma de Voldemort, que o atravessou e o fez desmaiar.
Harry acordou e estava na enfermaria, quando surgiu o Professor Dumbledore. Dumbledore falou para Harry que a pedra havia sido destruída, pois assim, o risco de Voldemort voltar, seria diminuído. Harry perguntou para Dumbledore o motivo pelo qual a pedra havia aparecido em seu bolso. Dumbledore respondeu que só poderia obter a pedra quem quisesse encontrar, mais sem usá-la.
Dumbledore falou também para Harry que o Professor Quirell não suportara quando foi tocado porque a mãe de Harry havia se sacrificado por ele, e uma atitude como aquela ficava entranhada nele. A marca era o amor. Isso pode provar que o amor pode causar fatos muito importantes e bondosos.
De modo geral, concluímos que Harry Potter e a Pedra Filosofal é uma grande demonstração de problemas filosóficos, pois nele, estão contidos assuntos como idéias, sombras, amor, virtude, entre outros.

Nenhum comentário: